Index
Estudos
EBD
Discipulado
Mapas
Igreja
Ervália
Corinhos
Figuras1
Figuras2
Vídeos
Fotos
 
LIÇÃO 4 - ESPÍRITO SANTO , NOSSO DIVINO CONSOLADOR
Lições Bíblicas do 4º Trimestre de 2006 - CPAD - Jovens e Adultos
TEMA – As Verdades Centrais da Fé Cristã
Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor Correia de Andrade
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
 
 
Lição 4 - ESPÍRITO SANTO , NOSSO DIVINO CONSOLADOR
QUESTIONÁRIO
 
 
TEXTO ÁUREO: “Mas aquele Consolador, o ESPÍRITO SANTO, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (Jo 14.26).
 
 
VERDADE PRÁTICA: O ESPÍRITO SANTO  não é uma força impessoal. É a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade; sua divindade não pode ser, sob hipótese alguma, contestada.
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:  JOÃO 16.7-15  
LEITURA DIÁRIA
Segunda
Sl 51.11
O ESPÍRITO SANTO  habita no crente.
Terça
 Is 63.10
O ESPÍRITO SANTO  pode ser contristado.
Quarta
 At 1.8
O ESPÍRITO SANTO  reveste os crentes para o trabalho missionário.
Quinta
Rm 5.5
O ESPÍRITO SANTO  derrama o amor em nosso coração.
Sexta
1 Co 2.13
O ESPÍRITO SANTO  nos ensina.
Sábado
1 Ts 1.6
O ESPÍRITO SANTO  enche-nos de alegria.
 
OBJETIVOS: Após esta aula, seu aluno deverá estar apto a:
Descrever os atributos pessoais do ESPÍRITO SANTO .
Defender a divindade do ESPÍRITO SANTO .
Explicar os pecados contra o ESPÍRITO SANTO .
 
PONTO DE CONTATO:  Professor, a palavra “teologia” não se encontra na Bíblia. O termo era empregado pelos gregos para nomear um poeta, quando este descrevia os DEUSes mitológicos da Hélade. Muito tempo depois, na Idade Média, o vocábulo foi usado pelos mestres cristãos como referência ao estudo da doutrina de DEUS e aos ensinos sagrados da Igreja. O teólogo era considerado um erudito, estudioso das Sagradas Escrituras e dos principais dogmas do cristianismo. A principal ocupação do teólogo cristão, portanto, é estudar a Bíblia Sagrada a fim de compreender suas doutrinas fundamentais. Ademais, o teólogo também é responsável pela comunicação da fé cristã de forma clara e objetiva aos homens da modernidade. Como professor da Escola Dominical, você é responsável pelo ensino das doutrinas bíblicas da mesma forma que foram os teólogos do passado.
 
SÍNTESE TEXTUAL:
 Na Teologia, a doutrina do ESPÍRITO SANTO  é conhecida como “Pneumagiologia”. Este termo procede de três palavras gregas: pneuma (espírito), hagios (SANTO) e logia (estudo). Porém, o termo preferido dos estudiosos da Bíblia é aquele que procede do texto de João 16.7: Paracletologia, ou a doutrina do Consolador. A palavra, paráklētos, encontrada apenas no evangelho e na epístola de João (Jo 14.16, 26; 15.26; 16.7; 1 Jo 2.1), procede de duas palavras gregas: pará (para o lado de), e kaléō (chamar). Literalmente significa “alguém que é chamado para estar ao lado de outro para ajudá-lo”. O termo é traduzido, em 1 João 2.1, por “Advogado”. Portanto, duas atividades divinas são atribuídas ao ESPÍRITO SANTO : Consolador e Advogado. Não é sem razão que a Bíblia afirma que o ESPÍRITO ajuda-nos em nossas fraquezas e que intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26). O próprio JESUS afirmou que o ESPÍRITO é allon, isto é, “outro da mesma natureza e espécie”, e não heteron, “outro de espécie e natureza diferente”; tal qual afirmou Paulo a respeito da natureza diferente do evangelho ensinado pelos judaizantes na Galácia (Gl 1.6).
 
 
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
 Professor, você sabe o que é um símbolo? O símbolo é uma figura, objeto, número ou emblema, cuja imagem representa, de modo sensível, uma verdade moral ou religiosa. Através do símbolo, uma certa verdade é substituída por um sinal. Um conceito abstrato recebe correspondência material e concreta pela relação existente entre o conceito e o símbolo por ele representado. Em função de as palavras não comunicarem adequadamente a natureza das operações do ESPÍRITO SANTO , muitos símbolos são usados pela Bíblia a fim de revelar a magnitude das ministrações do Espírito. Portanto, utilize-se da tabela abaixo para ilustrar a presente lição. Mas, tome cuidado para não ir além do que o símbolo representa. Caso tenha dúvida em como interpretar os símbolos, consulte a obra Hermenêutica Fácil e Descomplicada (CPAD, 2005: p.218-236).
 
 
TABELA ILUSTRATIVA DOS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO
SÍMBOLO
SIGNIFICADO
REFERÊNCIA
Óleo
Usado para a cura, conforto, iluminação e unção.
O ESPÍRITO SANTO ESTÁ PRESENTE NA CURA, ELEL CONFORTA E CONSOLA O CRENTE, DÁ VISÃO ESPIRITUAL E PODER NA PREGAÇÃO DO EVANGELHO E NA VIDA CRISTÃ.
Lc 4.18; Hb 1.9; At 10.38.
Água
Essencial para a purificação, satisfação, revitalização.
O ESPÍRITO É QUE NOS ALERTA DE NOSSO PECADO, PARA NOS AREPENDERMOS, NOS DÁ ALEGRIA E REAVIVA SUA PRESENÇA EM NÓS.
Is 44.3; Jo 4.14; 7.38.
Fogo
Aprovação, juízo, purificação, presença de DEUS.
O ESPÍRITO SANTO NOS DÁ CERTEZA DE SALVAÇÃO, MOSTRA O JUÍZO PARA OS IMPENITENTES, REVELA O PERDÃO EM CRISTO E MANTÉM-NOS UNIDOS A DEUS, LIGADOE EM UM SÓ ESPÍRITO.
Mt 3.11; Êx 3.2; At 2.3.
Vento
Movimento, quietude; poder de DEUS.
O ESPÍRITO SANTO ESTÁ SEMPRE EM MOVIMENTO, EM AÇÃO, NO TRABALHO DO SENHOR, É IMPRESCIONANTE A TRANQUILIDADE E A PAZ QUE NOS TRÁZ SUA PRESENÇA E SEU PODER É TÃO IMENSO QUE NADA PODE CONTÊ-LO EM SUA MANIFESTAÇÃO.
Jo 3.8; 20.22; At 2.2.
Pomba
Ternura, humildade, tranqüilidade, segurança.
QUÃO DOCE E SUAVE É A VOZ DOESPÍRITO SANTO EM NOSSO ÍNTIMO, ELE EXALTA E GLORIFICA AO PAI E A JESUS, NOS TRÁZ TRANQUILIDAD E NOS ASSEGURA DA PRESENÇA E PROVIDÊNCIA DE DEUS.
Jo 1.32,33; Lc 3.22.
Penhor Selo
Segurança, propriedade,direito; autoridade.
A SEGURANÇA É QUE NOS TRÁZ ESPERANÇA E CERTEA DE SERMOS FILHOS DE DEUS, PROPRIEDADE EXCLUSIVA DELE, CO-HERDEIROS COM CRISTO DE UMA IMARCESSÍVEL HERANÇA, NOS DÁ AUTORIDADE SOBRE TODO O PODER DAS TREVAS.
2 Co 1.21,22; Ef 1.13,14.
 
 
COMENTÁRIOS DA REVISTA E COMPLEMENTOS:
INTRODUÇÃO
 
João Wesley explica porque o ministério do ESPÍRITO SANTO  é tão importante na vida do crente: “Sem o ESPÍRITO de DEUS não podemos fazer nada, a não ser acrescentar pecado sobre pecado”. O evangelista inglês buscou deixar bem claro, com essa afirmação, que o ESPÍRITO SANTO  não é uma influência como dizem os hereges; é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade; acha-se ativo na vida da Igreja, consolando-nos e dirigindo-nos em todas as coisas.
Nesta lição, veremos o que a Bíblia ensina acerca de sua personalidade, atuação e obra. Também veremos os pecados cometidos contra Ele e o seu ministério nos dias de hoje. Tenho certeza de que, na conclusão, todos haveremos de conscientizar-nos: nossa preocupação concernente ao ESPÍRITO SANTO  não deve ser apossar-nos dEle; e, sim, permitir que Ele se aposse de nossa alma, de nosso coração e de nosso corpo; somos o seu templo e santuário.
 
 
 
 
I.  A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO
 
A Bíblia mostra o ESPÍRITO SANTO  atuando como um ser divino do Gênesis ao Apocalipse.
1. A Pessoa do ESPÍRITO SANTO . Não fosse o ESPÍRITO SANTO  uma pessoa, teria a Bíblia no-lo apresentado como tal? O que é, porém, uma pessoa? É um ser cônscio de sua existência, dotado de autodeterminação e que possui capacidade para agir. Não obstante essa definição ser mais apropriada ao ser humano, utilizemo-la a fim de compreendermos a personalidade do ESPÍRITO SANTO .
 
2. O ESPÍRITO SANTO  age como uma pessoa. O ESPÍRITO SANTO  age e interage como uma pessoa completa e perfeita: fala (At 13.2); direciona (At 15.28); revela (At 20.23); ensina (1Co 2.13); testifica (Hb 10.15). Tivéssemos espaço, poderíamos citar outros versículos e passagens da Palavra de DEUS, provando que o ESPÍRITO SANTO  é, de fato, uma pessoa. E contra a Palavra de DEUS de nada valem os argumentos e sofismas humanos.
 
 
 
 
II. A DIVINDADE DO ESPÍRITO
1. O ESPÍRITO SANTO  é tratado como DEUS na Bíblia.  
Não há na bíblia distinção entre o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO, que possa passar a idéia de que o ESPÍRITO SANTO seja apenas uma força ativa, ou um poder, ou coisa equivalente. o ESPÍRITO SANTO é DEUS e isso é revelado claramente pela Palavra de DEUS.
 As Sagradas Escrituras não se limitam a expor a personalidade do ESPÍRITO SANTO ; tratam-no igualmente como DEUS. Observemos esta passagem de Atos: “Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao ESPÍRITO SANTO ?... Não mentiste aos homens, mas a DEUS” (At 5.3,4).
Pode haver alguma dúvida sobre a divindade do ESPÍRITO SANTO ? Detenhamo-nos, pois, nos atributos divinos que lhe são conferidos. 
 
2. Atributos naturais e imanentes.
O ESPÍRITO SANTO  está em permanente contato com os homens, tanto para convencê-los do pecado, da justiça e do juízo, quanto para auxiliá-los em sua vida com DEUS, como também para conduzi-los a CRISTO, o noivo, no dia do arrebatamento.
O ESPÍRITO SANTO  é eterno (Hb 9.14); tem vida e transmite vida (Gl 6.8). Ele é onisciente (Sl 139.7); onipotente (Lc 1.35). O que tais atributos revelam? O ESPÍRITO SANTO  é DEUS: somente DEUS é quem possui semelhantes qualidades.
 
 
 
 
III. A OBRA DO ESPÍRITO NA VIDA DO CRENTE.
SUA OBRA EM GERAL:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
IV. PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO
1. A blasfêmia contra o ESPÍRITO SANTO .
É atribuir a Satanás o que DEUS faz. É um pecado consciente e acontece quase sempre por inveja ou medo de perder uma posição social adquirida por meios excusos.
Vejamos a explicação do sumo sacerdote, Eli, ao repreender os seus filhos profanos: “Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o SENHOR, quem rogará por ele?” (1 Sm 2.25).  
 
2. Resistência contra o ESPÍRITO SANTO .
O que significa resistir ao ESPÍRITO SANTO ? Significa opor-se, consciente e premeditadamente, contra a ação regeneradora e santificadora do Espírito
É barrar a ação do ESPÍRITO SANTO , é preferir o esfriamento espiritual ao avivamento para garantir um governo humano da igreja.
 
3. Entristecer o ESPÍRITO SANTO .
É abafar a doce voz do ESPÍRITO SANTO  em seu interior, é sufocar o convencimento de pecado que Ele nos transmite, é cauterizar o coração.
Aos irmãos de Éfeso, exorta Paulo: “E não entristeçais o ESPÍRITO SANTO  de DEUS, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30).
O selo é a garantia de vida eterna que temos nos méritos de Nosso Senhor JESUS CRISTO no ato da conversão.  Este selo será visto e identificado por JESUS no dia do arrebatamento, esteja o crente vivo ou morto, no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo ou do espaço, até mesmo no paraíso.
 
CONCLUSÃO
O ESPÍRITO SANTO  é DEUS e como DEUS é uma pessoa da trindade, agindo em conjunto e união perfeita com o PAI e o FILHO JESUS CRISTO.
O PAI planeja, o filho executa e o ESPÍRITO SANTO  é o que revela tudo isso.
O ESPÍRITO SANTO  está presente em toda a criação e vida terrestre, tendo seu nome, como o conhecemos, advindo da raiz hebraica ruach, cujo vocábulo que dá sentido ao seu nome é o grego pneuma, ou “Ar em movimento, vento”.
 
Antes que existisse qualquer coisa o ESPÍRITO SANTO  já existia, pois, é DEUS e não tem início ou fim de dias.
Assim como o filho JESUS CRISTO, ele estava com DEUS, é DEUS, nada do que se fez foi feito sem sua participação e sempre será DEUS. (Jo 1.1)
Ele testifica tanto no céu como na Terra sobre a salvação em CRISTO JESUS.
 
É como seu próprio nome O identifica:
É ESPÍRITO – DEUS é ESPÍRITO.
É SANTO – Sua santidade é perfeita e corresponde exatamente ao seu nome.
 
Os atributos divinos estão presente na pessoa do ESPÍRITO SANTO  porque Ele é DEUS:  
 
Fale com ELE, peça que Ele lhe ensine a Palavra de DEUS, peça que lhe auxilie nas orações ao Pai, peça que lhe aude a se parecer com ESUS, sea um amigo do ESPÍRITO SANTO.
.
 
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 4 - ESPÍRITO SANTO , NOSSO DIVINO CONSOLADOR
Por Ev. Luiz Henrique – www.apazdosenhor.org.br/estudos_biblicos   
 
TEXTO ÁUREO:
1- Complete:
“Mas aquele _____________________, o ESPÍRITO SANTO , que o Pai enviará em meu nome, vos _____________________ todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho _________________” (Jo 14.26).
 
VERDADE PRÁTICA:  
2- Complete:
O ESPÍRITO SANTO  não é uma __________________ impessoal. É a ________________________ Pessoa da Santíssima Trindade; sua _________________ não pode ser, sob hipótese alguma, contestada.
 
 
INTRODUÇÃO
3- Complete:
Nossa preocupação concernente ao ESPÍRITO SANTO  não deve ser ____________________-nos dEle; e, sim, permitir que Ele se ________________ de nossa alma, de nosso coração e de nosso corpo; somos o seu templo e ________________________.
 
I.  A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO
4- Não fosse o ESPÍRITO SANTO  uma pessoa, teria a Bíblia no-lo apresentado como tal? O que é, porém, uma pessoa? Marque com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):
 ) É um ser cônscio de sua existência.
 ) É uma força ativa.
 ) É um ser dotado de autodeterminação.
 ) É um poder.
 ) É um ser que possui capacidade para agir.
 
5- Sabemos que o ESPÍRITO SANTO  age e interage como uma pessoa completa e perfeita; de que maneira O mesmo faz isto? Marque com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):
 ) fala;
 ) direciona;
 ) isola-se em sua santidade;
 ) revela;
 ) ensina;
 ) mora no céu;
 ) testifica.
 
II. A DIVINDADE DO ESPÍRITO
6- Complete:
O ESPÍRITO SANTO  possui os mesmos ______________ existentes no Pai e no Filho, segundo as ___________________. Além disso, atuou em todos os ___________ divinos, pois divino Ele é.
 
7- Complete:
O ESPÍRITO SANTO  é tratado como _____________na Bíblia. As Sagradas Escrituras não se limitam a expor a personalidade do ESPÍRITO SANTO ; tratam-no igualmente como ___________. Observemos esta passagem de Atos: “Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que ________________ ao ESPÍRITO SANTO ?... Não mentiste aos homens, mas a DEUS” (At 5.3,4).
 
8- Quais são os atributos naturais e imanentes do ESPÍRITO SANTO ? Marque com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):
 ) É eterno.
 ) É finito.
 ) Tem vida e transmite vida.
 ) Ele é onisciente.
 ) Ele é inconsciente.
 ) Ele é onipotente.
 ) Ele é inconsistente.
 
9- O que os atributos revelam? Marque com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):
 ) Que o ESPÍRITO SANTO  é um poder de DEUS: somente um DEUS é quem possui semelhantes qualidades.
 ) Que o ESPÍRITO SANTO  é uma força ativa: somente DEUS é quem possui semelhantes qualidades
 ) Que o ESPÍRITO SANTO  é DEUS: somente DEUS é quem possui semelhantes qualidades.
 
III. A OBRA DO ESPÍRITO NA VIDA DO CRENTE
10- Ignorando o homem natural as demandas bíblicas quanto a uma vida piedosa e reta diante de DEUS, de que o ESPÍRITO SANTO  convence-o? Marque com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):
 ) Do pecado.
 ) De sua santidade,
 ) Da justiça.
 ) Do juízo.
 
11- É possível resistir ao chamamento do ESPÍRITO SANTO ? Marque com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):
 ) Sim.
 ) Não.
 ) Nunca.
 
12- Qual é a principal obra do ESPÍRITO SANTO  no crente? Marque com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):
 ) A santificação do crente.
 ) A Glorificação do crente.
 ) A exaltação do crente.
 
13- O que é o batismo no ESPÍRITO SANTO ? Marque com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):
 ) É comprovação de salvação.
 ) É o revestimento que nos concede poder não apenas sobre o pecado, mas também para testemunhar de CRISTO.
 ) É fazer barulho, é falar em línguas alto.
 
14- Qual é o sinal que evidencia o batismo no ESPÍRITO SANTO ? Marque com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):
 ) É ser alegre e evangelizar.
 ) É o chorar no espírito.
 ) É o falar novas línguas.
 ) É ser amável e bondoso.
 
15- Qual a função dos dons espirituais, que o crente recebe no ato do batismo, ou depois deste? Marque com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):
 ) É dotar a Igreja de poderes naturais, para que ela seja edificada e cumpra a sua missão de forma infalível.
 ) É dotar o mundo de poderes sobrenaturais, para que ele seja edificado e cumpra a sua missão de forma capaz.
 ) É dotar a Igreja de poderes sobrenaturais, para que ela seja edificada e cumpra a sua missão de forma eficaz.
 
IV. PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO
16- Complete:
Portanto, eu vos digo: todo ____________________ e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a ________________ contra o ESPÍRITO _____________ será perdoada aos homens” (Mt 12.31).
 
17- Complete:
“Pecando homem contra ________________, os juízes o julgarão; _________________, porém, o homem contra o ________________, quem rogará por ele?” (1 Sm 2.25).  
 
18- Qual foi o pecado que caracterizou os filhos de Israel quer no Antigo, quer no Novo Testamento (At 7.51)? Marque com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):
 ) Blasfêmia contra o ESPÍRITO SANTO .
 ) Entretecimento do ESPÍRITO SANTO .
 ) Resistência contra o ESPÍRITO SANTO .
 
19- O que significa resistir ao ESPÍRITO SANTO ? Marque com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):
 ) Significa pôr-se consciente e premeditadamente, a favor da ação regeneradora e santificadora do Espírito.
 ) Significa opor-se, consciente e premeditadamente, à ação não regeneradora e santificadora do Espírito.
 ) Significa opor-se, consciente e premeditadamente, contra a ação regeneradora e santificadora do Espírito.
 
20- O que é Entristecer o ESPÍRITO SANTO ? Marque com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):
 ) É opor-se a Ele; é ignorar-lhe a vontade e adotar o cristianismo como norma de vida.
 ) É opor-se a Ele; é ignorar-lhe a vontade e adotar o feminismo como norma de vida.
 ) É opor-se a Ele; é ignorar-lhe a vontade e adotar o mundanismo como norma de vida.
 
21- Quando Paulo exorta aos irmãos de Éfeso, dizendo: “E não entristeçais o ESPÍRITO SANTO  de DEUS, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30). A que selo se refere? Marque com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):
 ) É a garantia de vida eterna que temos nos méritos de Nosso Senhor JESUS CRISTO, adquirida no ato da conversão.
 ) É o batismo com o ESPÍRITO SANTO  adquirido no ato da conversão.
 ) É o batismo com o ESPÍRITO SANTO  adquirido após a conversão.
 
CONCLUSÃO
23- Complete:
O ESPÍRITO SANTO  continua a operar na ______________ de CRISTO tanto coletiva como individualmente.
Ele atua na ________________________ do ser humano, na santificação do crente, revestindo-o de poder, objetivando levá-lo a um trabalho eficiente no Reino de DEUS.
Assim, estaremos  preparando-nos para o _________________________________ da Igreja que, segundo os sinais, em breve acontecerá.
 
 
 
AJUDA – Estudos da Bíblia de Estudos Pentecostal (BEP) da CPAD – www.cpad.com.br

 

Index
Estudos
EBD
Discipulado
Mapas
Igreja
Ervália
Corinhos
Figuras1
Figuras2
Vídeos
Fotos